terça-feira, 4 de janeiro de 2011

"A Estrela de Joana" de Paulo Pereira Cristóvão

TÍTULO ORIGINAL: A Estrela de Joana
AUTOR:
Paulo Pereira Cristóvão
EDITORA: Editorial Presença
EDIÇÃO: Setembro de 2007
PÁGINAS: 196
ISBN: 9789722338202

SINOPSE


Quem não recorda ainda o dramático caso de Joana Cipriano, a menina de oito anos, que em Setembro de 2004, Portimão, foi dada como desaparecida? Para muitos ela será lembrada como um rosto num jornal ou revista, um pequeno rosto sorridente e alegre de alguém que gostava de viver. Este livro assume-se como uma homenagem à corajosa Joana, prestada por um dos três agentes da Polícia Judiciária – o autor que é simultaneamente uma das personagens – especialmente destacados para ajudar os seus colegas do Algarve no processo de investigação. Relatado com grande vivacidade, ficamos a conhecer a dimensão da força por detrás daquele sorriso de menina. A Estrela de Joana é ainda para o leitor a oportunidade rara de espreitar o que se passa «do lado de dentro» de uma investigação. Além disso dá conta da generosidade e do empenhamento destes polícias que por detrás da aparente rudeza e ironia que marcam os seus laços de companheirismo, revelam a sua profunda humanidade.

A MINHA CRÍTICA

Quem não se lembra da história da pequena Joana?
É difícil esquecer a fotografia desta menina e de tudo o que se ouviu e foi especulado sobre o seu desaparecimento.
Peguei neste livro há umas semanas e confesso que esta foi uma leitura muito tocante e demorada pelo peso sentimental que envolve.
Foi muitas vezes difícil avançar e descobrir detalhadamente alguns pormenores que Paulo Cristóvão tão bem nos relata, como se estivéssemos estado lá, no meio de toda aquela confusão e injustiça.
Acabo esta leitura com um sentimento enorme de revolta. Não é novidade que existem muitas coisas mal neste país. A pequena Joana foi mais uma das muitas vítimas desta nossa sociedade comodista.
Essa é a mensagem principal de Paulo Cristóvão. Dentro dela, conseguimos também compreender o sentimento de tristeza de um polícia que se vê tão facilmente enxovalhado por alguém que não se interessava certamente em construir a verdade deste caso, nem tão pouco de ajudar a pequena Joana, mas em tentar tirar algum partido disto em seu próprio prol.
Não sendo escritor de profissão, o autor conseguiu com grande perícia escrever-nos este livro e fazer-nos olhar para o céu, à procura da estrela mais brilhante.

A MINHA CLASSIFICAÇÃO

7/10 - Bom

Sem comentários:

 

A Galáxia dos Livros Copyright © 2010 Designed by Mariana Malhão