sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

"Recados da Mãe" de Maria Teresa Maia Gonzalez

TÍTULO ORIGINAL: Recados da Mãe
AUTOR:
Maria Teresa Maia Gonzalez
COLECÇÃO: Literatura Juvenil
EDITORA: Editorial Verbo
EDIÇÃO: Março de 2006
PÁGINAS: 160
ISBN: 9789892700946

EXCERTO

«Pode ser que a Mãe tenha pedido a esse pássaro para ir ter contigo à tua sala, para te fazer companhia...A ideia era boa de mais, mas tão apetecível que não resisti a perguntar:- Achas que a Mãe, agora, pode falar com os pássaros, Clara?...- Porque é que não há-de poder? Ela não está no Céu? Os pássaros não andam por lá também? Então?!Os olhos encheram-se-me de lágrimas da mais pura alegria.»
A cumplicidade entre duas irmãs e a sua capacidade para enfrentar a mais difícil situação das suas vidas é o tema deste novo livro da autora dos conhecidos sucessos editoriais A Lua de Joana (18 edições) e O Guarda da Praia (11 edições).

A MINHA CRÍTICA

Conhecem aqueles livros simples mas muito tocantes?
Pequenos mas grandiosos?
Este foi um exemplo deles.
Foi a minha estreia nesta autora pois, ao contrário de muita gente, nunca havia lido a Lua de Joana, mas garanto que este livro me fez crescer muito a vontade de o fazer.
Comprei-o na feira do livro há uns 3 ou 4 anos, quando a autora estava a autografar, e este era o livro do dia (a “veia” das pechinchas faz destas coisas…).
Se me perguntarem o porquê de o ter pegado agora, não sei responder: foi completamente ao acaso. Olhei para ele na estante, que há tanto tempo esperava pela oportunidade de ser lido e lá veio ele parar-me às mãos.
Em poucas páginas fazemos uma viagem na vida de duas irmãs que vão ter de aprender a lidar com o sofrimento de terem perdido a mãe e, também, de viverem afastadas do pai, ou seja, uma mudança de 180 graus nas suas vidas.
A autora consegue retratar na perfeição aquilo que a mente de uma criança pensa, isto é, a forma simples e inocente de ver a vida, fazendo-nos ter saudades dessa inocência e alegria natural de ser criança, mesmo com todas as adversidades a rodearem-nos.
Podemos assistir também como uma irmã mais velha consegue ser a âncora da irmã mais nova, numa situação tão trágica que, infelizmente, acontece.
É uma escrita muito acolhedora e que, a mim, me fez ler o livro de um só fôlego, uma vez que é viciante e de pequenas dimensões.
Foi uma leitura daquelas que sabem bem ler quando o tempo é pouco, mas quando a vontade de ler permanece bem presente.

A MINHA CLASSIFICAÇÃO

8/10 - Muito Bom

1 comentário:

B. disse...

Deixaste-me curiosa..

bjinhs

 

A Galáxia dos Livros Copyright © 2010 Designed by Mariana Malhão