AUTOR: João Mascarenhas
EDITORA: Qual Albatroz
EDIÇÃO: Outubro de 2008
PÁGINAS: 48
ISBN: 9789899558113
SINOPSE
A viagem é tida por alguns pensadores como um símbolo iniciático, um percurso da consciência até ao conhecimento, uma busca das próprias raízes. È exactamente através de uma viagem que O Menino Triste procura encontrar a explicação para algo que desconhece e que pensa ser a solução para algumas questões: A Essência da Arte. A Arte, nas suas mais diversas formas e suportes, tem motivado e fascinado o Homem ao longo de todo o seu percurso sobre este planeta azul. Maior fascínio ainda é conseguido quando um homem se questiona sobre a causa de determinada realidade, e então novos horizontes se abrem, novas descobertas são realizadas.
Foi exactamente a busca pela causa de uma coisa – a Essência da Arte – que levou O Menino Triste a uma aventura repleta de referências artísticas, peripécias várias, beleza, e muita … Arte. As cidades de Coimbra e Veneza com alguns dos seus encantos, servem de cenário ao desenvolvimento do episódio que faz passar ante os olhos do leitor, inúmeras jóias arquitectónicas, sentimentos, sociedades secretas, beleza, códigos restritos, práticas iniciáticas e claro, a revelação e o conhecimento das coisas.
Um livro de Banda Desenhada que revela outras facetas da personagem premiada de João Mascarenhas, mas que continua com o seu percurso intimista, pensador, dedicado, e sempre, sempre muito feliz.
Mais uma vez, desconhecia este livro. E estava a perder uma obra muito interessante. Já o tinha lido há uns dias, em apenas alguns minutos. Afinal, é uma obra que se lê de um só fôlego. Mas não quis escrever a minha crítica com apenas uma leitura. Quis relê-lo. Quis apreciá-lo com mais cuidado e atenção. E a vontade é lê-lo e apreciá-lo novamente.
É um livro de banda desenhada, mas não é uma banda desenhada comum. É uma autêntica colecção de "telas" de BD! Cada uma, tem pormenores simplesmente espectaculares e muito detalhados dos cenários que envolvem as personagens. O conjunto destas forma uma obra singular, que merece ser bem apreciada.
O conteúdo da história é a Essência da Arte, tal como podem concluir da sinopse e, nesta obra, assistimos à viagem d'O Menino Triste, em busca dessa Essência, que muitos de nós procuramos, sem sucesso.
Parabéns ao autor! Gostei bastante da experiência. Aliás, estou encantada com as obras desta editora que, decerto é, para muitos de vós, desconhecida. Destaco a especial atenção que esta a mesma dá às obras que escolhe para publicar, não olhando apenas ao conteúdo escrito, mas a tudo o que as embeleza para além disso.
Mas a Qual Albatroz está interessada em agradar-vos e propôs a realização do passatempo para esta linda obra, que já está em curso aqui. Não deixem escapar a oportunidade de terem este livro único.
Sem comentários:
Enviar um comentário