terça-feira, 20 de abril de 2010

Um desabafo sobre educação (ou falta dela!)

Como têm vindo a reparar, ultimamente o meu blog tem estado a sofrer muitas mudanças...
Passou de um blog desconhecido, a um blog que já conta com muitos seguidores e, a todos vós, um grande obrigada!
Os meus seguidores mais antigos, certamente se lembrarão do meu blog inicialmente, pouco sofisticado, ao contrário do actual, que tem muito empenho e trabalho da minha parte (a secção autores, a organização, o visual em si, etc.).
Parte dessas mudanças também se deve muito a um conjunto de editoras que aceitou partilhar comigo a possibilidade de realizar passatempos e a divulgação das suas obras. A todas elas, um grande obrigada também! (Podem saber quais são, na secção Biblioparcerias, no lado esquerdo do meu blog).
No entanto, não queria deixar de partilhar convosco um certo desânimo que senti, ao não obter resposta por parte de algumas editoras. Atenção, não quero dizer com isto que todas as editoras teriam de aceitar parceria comigo. Isso seria ser demasiado prepotente. Mas sim, devido ao facto de, todas aquelas a quem enviei um e-mail, não se terem dignado sequer a responder, com um simples "não, não é possível de momento aceitar a parceria com o seu blog". Talvez isso faça parte da boa educação que todos deveríamos ter e, por isso, fico triste que assim tenha acontecido. Principalmente quando a ausência de resposta se trata de editoras que sei que têm parcerias com outros blogs e, pelo que deduzo, que o meu e-mail, ou tentativa de contacto, foi totalmente ignorado.
Provavelmente, muitos de vós, também possuem esta triste experiência.
O resultado que isto provoca em mim é, sem dúvida, a falta de entusiasmo em comprar livros dessas mesmas editoras. Isso já se reflectiu nas minhas últimas compras de livros, talvez porque sou uma pessoa facilmente influenciável pelas boas ou, neste caso, más atitudes.
Mas pronto, foi um pequeno desabafo!
Se quiserem, deixem as vossas experiências nos comentários. Estou interessada nelas!
Obrigada pelas vossas visitas e comentários!
Criei recentemente uma poll, para ter algum feedback vosso do meu blog. Participem (do lado direito!)

9 comentários:

Morrighan disse...

Olá!!

Apesar de o meu blog já ter algum tempo, só recentemente é que comecei a contactar editoras, até mais no conceito da divulgação de autores portugueses.
A mim, ainda me responderam menos que a ti ou foram encaminhando de um contacto para outro até que eu já nem sabia quem tinha respondido ou não.

Infelizmente é mesmo assim, eles não se importam muito em não responder a uma ou duas pessoas. O que interessa é que são grandes e muita boas e que comprem os seus livros... Pelo menos foi com a impressão que fui ficando.

A Presença a mim, respondeu-me uma vez e nunca mais. A Bertrand nunca nada, a Contraponto (que é Bertrand) foi o que viste, Planeta Editora etc etc.. Nunca mais saía daqui.

Sinceramente, para aquilo que quero, acho que não sou eu quem fica a perder. Eu sei que ter passatempos no blog é muito fixe e que atrai imensa gente. Mas a maioria dessa gente só vai mesmo ao blog para os passatempos. Por isso prefiro ir tendo pouco, centrar-me num objectivo (no meu caso, autores portugueses) e o que vier vem.
Mesmo assim tenho tido feedbacks muito positivos até de ex editores e tudo mais.

Por isso é como te digo. Quem perde são as editoras.

Beijinho e continuação de bom trabalho!

Mariana Malhão disse...

Olá Morrighan e obrigada pelo relato da tua experiência.
Conheço o teu blog e posso dizer que tenho gostado muito da divulgação que tens feito, nomeadamente no que diz respeito a autores portugueses.

Concordo perfeitamente no que dizes a respeito de quem fica a perder mais com a falta de resposta ou, na minha opinião, falta de educação. Gosto muito da parte de os passatempos atraírem visitas, principalmente de pessoas que vêm e voltam regularmente, dando mais sentido a todo o trabalho que envolve manter o blog.

No entanto, são mesmo as editoras que ficam realmente a perder, 1º porque deixei de comprar livros das respectivas, 2.º porque perdem o grande benefício de verem as suas obras divulgadas e, consequentemente, de arrecadarem mais compradores e aumentarem o seu sucesso.

Tem lógica que grandes editoras se estejam a ralar para os nossos contactos e e-mails, afinal, já têm a fama pretendida.

Mas apesar de todo este desânimo, também há coisas boas, que conseguem fazer-nos sentir lisonjeadas!

Conheci bastantes editoras e respectivos representantes que são autênticos tesouros, não só pelo respeito que tiveram em responder-me mas pela simpatia e atenção que demonstraram para comigo.

Valorizo muito isso e posso dizer que mudei muito a opinião que tinha sobre determinadas editoras!

Beijinhos,
Mariana

Anónimo disse...

Olá mariana!Sou visitante frequente do teu blog e posso dizer-te que estás de PARABÉNS! O teu blog é simplesmente magnífico e considero-o dos melhores que estão online. Perdoa-me o anonimato, mas aquilo que vou responder a este teu post faz com que o preserve. Concordo com o teu desabafo e compreendo-te. Existem editoras que simplesmente deveriam 'cair do seu pódio', para ver se se tornavam mais humildes, e sim, Educadas. A Bertrand penso que bate os records todos relativamente a essa falta de respeito, sendo que a Contraponto (como sua chancela) até parecia estar a contrariar esse grande defeito mas, como se pode ver, já faz jus às suas origens, porque reina o desprezo aos leitores ou bloggeiros. Mas não vale a pena sequer darmos importância a isso. O teu blog é realmente atractivo e as tuas opiniões são tão agradáveis de ler que te deves centrar nesse objectivo e garanto-te,terás assim muitos mais visitantes e seguidores.Obrigado pelas opiniões,passatempos,divulgação editorial.O teu trabalho tem sido excelente e notório. Parabéns

Mariana Malhão disse...

Olá Anónimo.

Fico lisonjeada com o seu comentário.

São incentivos destes que me fazem manter este blog e tentar torná-lo melhor..

Obrigada!
Conto com as suas visitas, embora não saiba quem seja.

Mariana

Nuno Chaves disse...

Ola Mariana... compreendo perfeitamente o teu ponto de vista, mas acredita, que quem realmente gosta do teu espaço e do teu trabalho, volta sempre e não vem apenas por passatempos, mas é como se disse nos comentários anteriores ao meu, quem perde são as editoras que poderiam ver mais vezes publicitado o seu trabalho e com isso atrair mais compradores, estando no fundo tb. a prestar um excelente serviço publico, aliciando os visitantes do blogue com este genero de passatempos e promovendo a vontade de ler e com a ela a descoberta de novos livros, mas deixa lá... não te preocupes com isso, quem gosta do teu trabalho garanto-te que volta. o meu blogue aquando uma ou outra polémica que surgiu, por um desabafo em torno de uma editora e estamos a falar da Bertrand! aumentou e muito as visitas diarias, mas não é por aí que quero seguir, a Bertrand beneficiou de publicidade gratuita, por causa do meu post (tenho a certeza, irei continuar com as minhas opiniões e com as minhas criticas, sejam boas ou sejam más... as parcerias por vezes são um pau de dois bicos, que nos fazem ficar dependentes das editoras e com elas a nossa opinião passa a estar mais limitada. quanto a mim (com ou sem passatempos irei continuar a acompanhar o excelente trabalho aqui desenvolvido) até breve.
Nuno Chaves

Alice disse...

Olá Mariana! Eu sou do tempo em que o teu blog era muito diferente e não deixei de vir nem passei a vir mais por causa dos passatempos. Quem gosta dos nossos espaços e daquilo que neles fazemos, como disse o Nuno, visita-nos com regularidade ainda que não haja passatempos.
Quanto às editoras... bem, a coisa é complicada. Eu tenho uma parceria, que corre lindamente, com a Presença. Eles são muito profissionais e ajudam sempre que possivel naquilo que lhes peço - eu tento fazer o mesmo, claro. Recebo com frequencia feedbacks e informações sobre novidades e afins da Planeta e da Porto Editora. Não há passatempos com eles mas trocamos informações e ajuda amiúde e também não tenho quaisquer razões de queixa destas duas editoras.
O pior´, para mim, são aquelas editoras que mandam e-mails atrás de e-mails com as novidades e isto e aquilo, sempre à espera que o blogger faça a publicidade grátis que tanto jeito lhes dá e depois quando somos nós a perguntar algo (não é preciso um pedido de parceria nem nada, uma simples dúvida que se pretenda esclarecida)...enfim, nessas alturas nem sim, nem sopas. Não sei quais são as editoras de que mais te queixas mas na minha lista negra estão a Bertrand (vamos lá ver se a coisa muda com a compra pela Porto editora) e a Gailivro (esta é Leya)com as quais já tive problemas a vários niveis. Quanto ao ignorarem completamente o leitor e principalmente o blogger, lembrando-se apenas da sua existência para mandar e-mails com vista a publicidade gratuita, acho que o Grupo Leya encabeça a lista das piores. O grupo é grande e não quero estar a falar de alguma editora que não se enquadre na coisa (apesar de fazer parte da Leya) mas, no geral, são simplesmente horríveis, esperando sempre que a coisa funcione sempre só para o lado deles...
Bjs

Morrighan disse...

Olha Alice, tens de me dar as receitas para essas três editoras.. LOL!! São aquelas três que nunca consigo obter feedback a não ser as novidades.
Lá está. Da Planeta Editora nem isso... Mas Presença e Porto Editora são peritas em enviarem-me novidades e coiso e tal.
Eu pergunto como é com parcerias para os autores portugueses e a outros níveis e vão-se queixando de falta de tempo.
Às vezes preferia que me mandassem à fava.
Tenho andado a apoiar imensos autores portugueses, inclusivé, tentando adquirir os seus livros.
Achei que seria interessante as editoras entrarem nesta "brincadeira" e contribuirem para a projecção e sucesso dos mesmos.
Pelos vistos, não querem saber.
E a divulgação que vou fazendo dessas editoras é mais por causa deles do que por outra coisa. Ou então porque acho que os leitores do blog iriam gostar das novidades.
Mais uma vez, são eles e os seus autores portugueses que, no meu caso, ficam a perder.

Eu por acaso fui contactada pelo editor da Gailivro. Como é tão recente, nem uma semana, não tenho razão de queixa. Até porque já fizeram mais do que as outras editoras. Lá está, viram a vantagem em apoiar as iniciativas para divulgar os autores portugueses. Já tenho aqui o "Se acordar antes de morrer" para analisar.
Acho que depende muito das posturas das editoras.

Força para todos os que têm que lidar com "esta gente"!

Mariana Malhão disse...

Obrigado Nuno, Alice e mais uma vez, Morrighan.
Eu não referi o nome das editoras, para evitar a tal "publicidade" grátis.

Também recebo e-mails para publicidade grátis, no entanto, não a publico.
O meu site tem objectivos, sendo o maior deles, publicar opiniões literárias, e não publicidade grátis!

Morrighan, que sorte a Gailivro te ter respondido! A mim, continua a ser uma das que aguardo uma resposta (talvez, eternamente?)

Alice: Comigo, a Porto editora nem informações envia... O que me agradaria, no entanto, também é uma das editoras cuja resposta ainda aguardo. A Planeta, idem...(Haja Esperança...)

Beijinhos e obrigada pelos comentários das vossas experiências!

Já sabia que não era só comigo, mas já somos bastantes, os 'indignados'!

°•·.๓คятค disse...

Pois, eu posso falar das editoras só pelo q conheço delas cm leitora… Mas acho q a Bertrand é um pco elitista, p além dos seus livros serem dos mais caros, ñ faz promoções competitivas em relação a outras e, é uma pena, pq talvez comprasse mais, assim mtas das vezes opto por outras editoras q fazem promoções e se propõe mais a chegar às necessidades do leitor cm é o caso da Presença. Q pelo q tenho visto ultimamente nos vários blogs q tenho consultado é uma das primeiras a se disponibilizar p estes passatempos, assim cm a Vogais & Companhia q desconhecia, ou nunca tinha reparado na msm, e acho q tem livros interessantes e relativamente acessíveis.
Mas na questão da “falta de educação”, acho q tds nós já passámos pelo msm!... Qts, e qts vezes ñ enviamos um currículo e nunca optemos uma resposta, acho q msm q fosse um discurso “feito” ficava sempre bem, eu pelo menos, a tds os q me respondem agradeço sempre, pq no fundo a gente pensa pelo menos alguém abriu o nosso mail ou carta, já q custa mais a espera do q propriamente o não…
Em relação ao teu desalento, deixa lá, pq tens um bom blog e já conquistaste o teu público, por isso td o q vier de acréscimo é ganho.
Continua a fazer o teu bom trabalho...

 

A Galáxia dos Livros Copyright © 2010 Designed by Mariana Malhão