sexta-feira, 10 de setembro de 2010

"Óscar" de David Dosa

TÍTULO ORIGINAL: Making Rounds With Oscar
AUTOR:
David Dosa
TRADUÇÃO: Elsa T. S. Vieira
COLECÇÃO: Cadernos de Estimação
EDITORA: Caderno , Leya
EDIÇÃO: Março de 2010
PÁGINAS: 240
ISBN: 9789892307435

SINOPSE

Quando Óscar começou a viver no lar Steere House, em Rhode Island, ninguém lhe prestou especial atenção. Era um gato como os outros, gostava de sol, de uma boa soneca à janela, de se espreguiçar demoradamente. Não era muito simpático, pelo contrário, fugia de mimos e companhia. Mas nem sempre. Quando um dos residentes piorava, o gato começava a visitá-lo com mais frequência. Até ao dia em que suavemente subia para a cama dele, enroscava-se, e dali já não saía. Era o início da vigília, era um sinal do fim. Naqueles momentos Óscar parecia outro; criava uma ponte, abria os corações ao inevitável adeus. E depois, tão silenciosamente como tinha entrado, retirava-se de cena. .

A MINHA CRÍTICA

Mais uma vez, fui completamente “assaltada” quando soube da existência deste livro… Advinham porquê? Fácil… Tem um gato lindo na capa e, melhor ainda, é um livro sobre ele, Óscar, um gato diferente, com um dom especial.
Raramente resisto a ter este tipo de livros, e este, com uma capa e uma sinopse destas, não foi excepção.
Este é um livro muito diferente de todos aqueles que já li sobre gatos. Principalmente porque nos conta uma história que nos ensina muita coisa sobre a vida, a morte e a dignidade na morte.
Não obstante de ter o valiosíssimo ingrediente que é Óscar, o gato, tem muitos outros, que fazem com que este livro seja “daqueles” que muito me agradam, e que muito têm a ver comigo e com os meus gostos/áreas preferenciais. Dentro desses outros ingredientes, está Mary, uma personagem enfermeira (como eu), Dr. Dosa, o médico que narra a história, e o facto de toda a narrativa se passar em volta de um lar de idosos e abordar a área da geriatria, que muito me atrai.
Este livro, mais que uma enternecedora história, envolvida numa escrita simples e leve, é uma lição de vida. Demonstra claramente os sentimentos dos familiares cuidadores de pessoas com demência, e a forma como estes encaram o fim de vida dessas pessoas. Demonstra também o crescimento pessoal e profissional de um médico, alertando-o para aquele mundo que vai além dos livros e da teoria.
Um livro muito bom, com um significado especial para mim, que vou gostar de guardar na minha estante e, quem sabe, um dia reler.

A MINHA CLASSIFICAÇÃO

8/10 - Muito Bom

1 comentário:

Anónimo disse...

Tive conhecimento do livro através da Rádio Sulamérica Paradiso e resolvi pedir como presente de Natal para um dos meus filhos, já que considero um dos melhores presentes!!!!
Só tenho a elogiar: O livro é sensacional, uma verdadeira lição de amor ao próximo, uma lição de vida!!!!
Sempre que puder, recomendarei.
Parabéns!!!

 

A Galáxia dos Livros Copyright © 2010 Designed by Mariana Malhão