segunda-feira, 9 de maio de 2011

"Crepúsculo" de Stephenie Meyer

TÍTULO ORIGINAL: Twilight
AUTOR:
Stephenie Meyer
TRADUÇÃO:
Vera Falcão Martins
EDITORA: Gailivro , Leya
EDIÇÃO: Outubro de 2006
PÁGINAS: 480
ISBN: 9789895573554

SINOPSE


A mudança de Isabella Swan para Forks — uma cidade pequena do estado de Washington — podia ter sido o passo mais entediante que ela jamais dera. No entanto, quando ela conhece o misterioso e cativante Edward Cullen, a sua vida sofre uma viragem emocionante e aterradora. Até este momento, Edward conseguiu manter a sua identidade vampírica em segredo na comunidade em que vive. A partir de agora, porém, ninguém está a salvo, sobretudo Isabella, a pessoa que Edward mais preza. O casal de namorados dá por si precariamente equilibrado no fio da navalha — entre o desejo e o perigo.

A MINHA CRÍTICA

Há muito que tinha esta saga para ler, mas por variadas razões, nunca tinha pegado nela.
Comprei a saga inteira ao mesmo tempo (excepto o Amanhecer, que só saiu uns meses depois), muito antes de haver esta febre doentia e juvenil que se vê hoje em dia, à conta dos respectivos filmes.
Uma das razões pela qual ainda não tinha pegado nela (e a mais forte), foi exactamente pela fama e pela “população-alvo” que posteriormente atingiu, uma vez que vi coisas tão ridículas (e contínuo a ver) que, de certa forma, me repeliam a ler os livros.
Embora saiba que muita dessa maluqueira e parvoíce que por aí ronda foi e é à conta dos actores principais, fiquei sempre de “pé atrás” com esta saga.
Mas havia sempre aquela esperança de que, por detrás de miúdas histéricas a suspirarem pelo Edward do filme, existia um livro que iria superar em muito a qualidade do filme, que atraiu tantas mentes pobres da literatura.
Talvez por já ter esta opinião prévia, o princípio de Crepúsculo não me convenceu muito.
Cheguei mesmo a achar aquelas descrições relativas à atracção entre Bella e Edward muito imaturas e com tão pouco conteúdo, que estava a perder a minha esperança em relação aos livros também.
Felizmente que o livro começou a mudar de rumo e a não ser apenas e só “Bella, estou atraído por ti” e “Edward, és lindo”, porque se assim o fosse, esta saga poderia ter tido uma crítica literária muito má.
À parte do romance sobrenatural e demasiado “cor-de-rosa”, que até enjoa, este livro tem uma parte boa, que é quando mete alguma (por pouca que seja) acção.
Essa é realmente a parte que salva este livro, porque apesar de gostar de ler romances, o romance de Bella e Edward tinha descrições que chegavam a ser mesmo enfadonhas e infantis demais.
Fico com curiosidade suficiente para continuar a ler esta saga, mas não posso deixar de referir que a qualidade e conteúdo desta literatura é muito pobre, comparativamente ao que tenho estado habituada a ler.
Tenho também de acrescentar que, após ler este livro, decidi-me a ver o filme, no entanto, arrependi-me seriamente do tempo perdido que despendi para tal. O filme deteriora o livro completamente, baixando muitos níveis a qualidade da história, que é muito alterada e desilude totalmente.

A MINHA CLASSIFICAÇÃO

7/10 - Bom

Sem comentários:

 

A Galáxia dos Livros Copyright © 2010 Designed by Mariana Malhão