terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

"Um Amor em Tempos de Guerra" de Júlio Magalhães

TÍTULO ORIGINAL: Um Amor em Tempos de Guerra
AUTOR:
Júlio Magalhães
COLECÇÃO: Romance
EDITORA: A Esfera dos Livros
EDIÇÃO: Setembro de 2009
PÁGINAS: 336
ISBN: 9789896261825

SINOPSE

António nasceu marcado pelo nome. O mesmo que o vizinho da rua das traseiras, o homem que se fez doutor em Coimbra e que ia à terra sempre que podia, o tal que governava o país com pulso de ferro. Mas de pouco ou nada lhe valeu tão grande nome quando o destino o enviou para Angola, para defender a pátria em nome de uma guerra distante que não era a sua. Deixou para trás a sua terra, a mãe inconsolável e Amélia, a mulher que pedira em casamento, num banco de pedra, junto à igreja e que prometera fazer dele o homem mais feliz de Vimieiro. Promessa gravada num enxoval imaculado que ficou guardado no armário, à espera do fim daquela maldita guerra. Quando António regressou de Angola, era um homem diferente. Marcado no corpo por anos de guerra e de cativeiro e no coração por um amor impossível que deixara em pleno mato angolano. Regressava para cumprir a promessa que fizera anos antes à sua noiva Amélia, que o julgara morto, e que, em sua memória, tinha enterrado um caixão sem corpo.

A MINHA CRÍTICA

Vai ser difícil transpor para palavras aquilo que este livro significou para mim... É simplesmente fenomenal! Dotado de uma história de amor belíssima e de uma grande riqueza histórica, no que diz respeito aos tempos de guerra do Ultramar, é uma leitura extraordinária. É daqueles tipos de livro que, quando se agarra, não se solta mais! Já há muito tempo que nao lia um livro assim, fazendo-me ficar acordada até altas horas da madrugada. Não sou dos tempos que o livro retrata, pois nasci uns anos depois, mas talvez por isso, a leitura me tenha fascinado ainda mais. No entanto, estou certa de que, quem tenha vivido naqueles tempos, vai apreciar muito esta história que Júlio Magalhães tão bem nos conta. É uma leitura extremamente agradável, escrita num simples e típico Português. Confesso que fiquei com uma enorme vontade de ler o seu romance anterior: Os Retornados - Um amor nunca se esquece, estando este, desde já, acrescentado à minha wishlist. Vai ser difícil iniciar uma nova leitura, pois vou ter de desligar-me desta, nomeadamente das suas personagens magníficas, e isso, não vai ser tarefa nada fácil. Recomendo a quem queira ler "daqueles" livros que nos marcam e nos deixam embalados numa nostalgia inexplicável...

A MINHA CLASSIFICAÇÃO

9/10 - Excelente

4 comentários:

B. disse...

Olá Mariana!

Está na minha Wishlist!

bjinhs

Mariana Malhão disse...

Olá B.! Obrigada pela visita.
Não te vais arrepender de o tr colocado na wishlist...
Achei-o divino!
Nem sei em que livro pegar a seguir... Acho que vai influenciar sempre a leitura, derivada das expectativas altas com que fiquei deste...

Morrighan disse...

Já tenho aqui esse livro há mes e meio por ler, mas tenho andado com algum receio de pegar nele.

Depois da tua opinião esse receio diminuiu imenso =)

Continuação de boas leituras ***

Jojo disse...

Li este livro há pouco tempo. Gostei imenso. Gostei tanto que o li numa tarde.:)

Bjoka*

 

A Galáxia dos Livros Copyright © 2010 Designed by Mariana Malhão