quarta-feira, 18 de agosto de 2010

"Planície de Espelhos" de Gabriel Magalhães

TÍTULO ORIGINAL: Planície de Espelhos
AUTOR:
Gabriel Magalhães
COLECÇÃO: Literatura Portuguesa
EDITORA: Difel
EDIÇÃO: Maio de 2010
PÁGINAS: 224
ISBN: 9789722909754

SINOPSE

Este livro é mágico. O leitor deverá pegar nele com todo o cuidado. Nunca se sabe bem o que pode acontecer quando alguém folheia as páginas deste romance. A protagonista, Marta, uma professora universitária, parte para uma viagem que a levará a encontrar-se com um fantasma que lhe pede boleia, à noite, numa estrada alentejana. O espectro voltará a aparecer no dia seguinte, assombrando a sua vida. Mas a maior surpresa acontece quando o fantasma surge na vida do autor – e também na existência de cada leitor deste romance. Porque Planície de Espelhos leva às últimas consequências a magia da literatura..

A MINHA CRÍTICA

Não é fácil caracterizar este livro. Talvez um misto de surreal, impressionante, cativante e engenhoso.
Nunca li um livro semelhante. É uma narrativa de tal forma especial que, desde a sinopse, nos prende à leitura de uma forma inexplicável.
Mesmo sem saber muito sobre ele, “Planície de Espelhos” já me tinha chamado a atenção, não só pela linda capa, mas pelo título que, na minha opinião, é perfeito e reflecte a essência da história.
Das expectativas que tinha em relação a este livro, posso dizer que foram superadas positivamente, devido à mestria da escrita que Gabriel Magalhães nos apresenta.
É uma história contada por diferentes narradores, sendo um deles, misterioso, o que apimenta a leitura.
As maravilhosas descrições com que somos presenteados fazem-nos viver a história, de tal forma, que sentimo-nos como se fossemos uma personagem oculta mas, ao mesmo tempo, muito presente.
Um livro que nos faz reflectir sobre nós mesmos, sobre a nossa vida e sobre a nossa forma de encarar a morte.
Um livro, com toda a certeza, mágico, tal como nos diz a sinopse, porque fica na memória pela sua singularidade e significado.

A MINHA CLASSIFICAÇÃO

9/10 - Excelente

3 comentários:

Aprendiz de Poetisa disse...

Olá, Mariana :)
obrigada por fazer o passatempo, espero que tenha muitas participações!
Um grande beijinho,
Beatriz.

v_crazy_girl disse...

Ganhei este livro num passatempo e apenas vejo opiniões muitíssimo positivas acerca dele... Estou cheia de vontade de o ler!

Excelente crítica!

Elphaba J. disse...

Apesar de não ter os romances como o meu género literário de eleição também estou muito curiosa para ler este livro. Principalmente pelo mistério que parece transparecer em torno das personagens.
Desconfio que ainda o vou adquirir... ;)

 

A Galáxia dos Livros Copyright © 2010 Designed by Mariana Malhão