Este guia, pela sua acessibilidade e inspiração, é ideal para quem, não tendo a possibilidade de ser orientados por um mestre, deseja beneficiar da prática da meditação. Os exercícios, aqui expostos de forma muito concreta, não exigem mais do que uma meia hora diária e uma boa disciplina. Podem ser praticados independentemente uns dos outros e, com o tempo, os seus efeitos far-se-ão notar ao nível da atenção, do equilíbrio emocional e fisiológico, assim como do bem-estar em geral. Matthieu Ricard deixa bem claro o carácter universal de uma meditação baseada no altruísmo, na tolerância e na compaixão, qualidades humanas tão necessárias no mundo actual.
Matthieu Ricard, nascido em 1946, é filho do filósofo francês Jean-François Revel e formou-se em genética molecular no Instituto Pasteur. Após o seu doutoramento em 1972, decidiu abandonar a carreira científica para consagrar se exclusivamente à prática do budismo tibetano. Como autor, é internacionalmente reconhecido graças aos bestsellers, O Monge e o Filósofo: o Budismo Hoje e Em Defesa da Felicidade. Actualmente vive no Nepal onde, para além da vida monástica, trabalha na preservação da cultura tibetana e em cerca de trinta projectos humanitários.
COMENTÁRIO
«Mathieu Ricard concilia a sabedoria de um filósofo e a de um cientista... Lembra-nos que mudar uma pessoa é também, em última análise, mudar o mundo.»
George Soros (empresário norte-americano)
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário